Produção da Petrobras crescerá 476 mil barris diários

A Petrobras deve aumentar sua produção média este ano em 476 mil barris por dia, informou o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, que participou nesta terça-feira (9) com o governador Sergio Cabral da instalação do navio plataforma Cidade do Rio de Janeiro, no campo de Espadarte, na Bacia de Campos (RJ).

Segundo Gabrielli, a plataforma é uma das contribuições para atingir esta meta de aumento de produção, já que em seu pico deverá produzir 100 mil barris diários. Ele informou ainda que somente esta plataforma trará em royalties para o Estado do Rio cerca de US$ 670 milhões.

Gabrielli negou que estivesse hoje negociando com o governador a possibilidade de antecipar o pagamento de royalties para contribuir com as finanças do Estado. "Isso não é permitido por lei. A Petrobras apenas paga os royalties. Se houver qualquer negociação, ela deve envolver governo federal e não passa pela empresa", disse.

O executivo afirmou que o encontro com Cabral hoje foi apenas "cerimonial", mas existe uma série de discussões que ainda estão em aberto e que deverão ser tratadas entre a empresa e o governo estadual. "Temos questões relativas aos investimentos no complexo petroquímico, às reformas e melhorias que serão feitas da Reduc e ainda precisamos discutir a expansão e possíveis mudanças na logística de transporte e distribuição tanto do óleo quanto do gás que virá do Espírito Santo para o Rio de Janeiro", comentou.

Voltar ao topo