Procuro Você localiza 44 pessoas neste primeiro semestre

Tuneiras do Oeste, Cascavel, Curitiba, Mandaguari, Piraquara, Foz do Iguaçu, Jardim Alegre, Irati, Toledo. Estas são as cidades onde moram algumas das pessoas localizadas em 2005 pelo Procuro Você, programa da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral (Seoge), destinado à busca de familiares com os quais se perdeu contato. De janeiro a junho deste ano, 44 pessoas foram localizadas.

Nos seis primeiros meses de 2005, o Procuro Você recebeu 274 solicitações de busca. Foram solucionados 32 casos, o que resultou na localização de 44 pessoas. No ano passado, foram 525 pedidos recebidos. Destes, 74 foram solucionados e 130 pessoas foram encontradas. As pesquisas realizadas pela equipe responsável pelo programa também ajudaram cidadãos a entrar em contato com pais, tios ou filhos que residem até em outros estados, como Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Pará.

Dicas

Para solicitar a busca de um parente, o interessado deve escrever uma carta para a Secretaria. O pedido também pode ser registrado pela internet ou pessoalmente, na sede da instituição. De acordo com a coordenadora do Procuro Você, Marta Helena Terra, deve ser fornecido o maior número possível de dados sobre a pessoa a ser localizada.

Entre os dados mais importantes estão o nome completo do familiar desaparecido e o nome dos pais. Marta explica que o nome dos pais é essencial para a busca, porque, em algumas pesquisas, se encontram várias pessoas que têm o mesmo nome. E, pelo parentesco, fica mais fácil identificar quem se está procurando.

Outras informações que também ajudam nas buscas ? que são feitas pela internet, por meio de consulta de bancos de dados ? são: data de aniversário, profissão, cidade onde a pessoa morava e apelido.

Serviço
Programa Procuro Você.
Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral.
Endereço: Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba ? Paraná. CEP 82.420-000.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 h. Na internet: www.pr.gov.br/ouvidoria.

Voltar ao topo