Procurador pede ao MPF laudo técnico de fazenda

O procurador da República Célio Vieira da Silva, de Marília, no interior de São Paulo, pediu hoje ao Ministério Público Federal (MPF) um laudo técnico sobre a Fazenda Ceres, em Piraju (SP), para investigar denúncias de superfaturamento na compra da propriedade, com dinheiro público, pela Força Sindical. Silva, que é engenheiro agrônomo, deve fazer o levantamento do tamanho exato da área e do aproveitamento como um assentamento para 72 famílias.

?Há divergências até quanto à metragem. Pela escritura, o tamanho é maior do que existe de verdade?, disse. Segundo ele  que, desde outubro, investiga irregularidades no projeto da central sindical, até uma estrada, que liga Piraju a Sarutaiá, pertence ao terreno descrito na escritura. ?Não consta essa divisão da propriedade. Bem no meio dela, passa essa rodovia, que é do DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem).? O plano foi bancado com dinheiro do Banco da Terra e é coordenado pela Força Sindical desde a época em que o atual candidato da Frente Trabalhista a presidente, Paulo Pereira da Silva (PTB-PDT-PPS), o Paulinho, era o principal dirigente da entidade.

Amanhã (31), Silva deve visitar a propriedade para entrevistar vizinhos e recolher outras provas. A fazenda foi comprada por R$ 2,3 milhões, quando, um ano antes da compra, estava sendo vendida por cerca de R$ 1 milhão. Na sexta-feira (26), 11 pessoas foram intimadas pelo Ministério Público a dar explicações sobre o caso, até mesmo Paulinho. Ele ainda não se pronunciou se atenderá ao chamado.

Voltar ao topo