Procon e Apras discutem soluções para queixas de consumidores

O Procon-PR, a Apras – Associação Paranaense de Supermercados – e representantes de diversos supermercados de Curitiba estiveram reunidos nesta quarta-feira, para analisar e solucionar as queixas mais freqüentes dos consumidores. O principal problema diz respeito ao não cumprimento, por parte de alguns estabelecimentos e durante os finais de semana, do termo de compromisso e ajustamento de conduta que coloca à disposição do consumidor uma quantidade nunca inferior a 12 unidades (quilo ou litro) de produtos em promoção.

O termo, que engloba bens não duráveis como alimentos, produtos de higiene e limpeza, foi firmado, em 2002, entre o Procon e a Apras, com o objetivo promover o equilíbrio no mercado e proteger o consumidor. Segundo o coordenador do Procon, Algaci Túlio, o setor supermercadista registrou uma queda do índice de reclamações junto ao órgão nos últimos anos, em razão da sua adaptação e ao bom relacionamento com a Associação. “Ainda há problemas que requerem atenção. Os fornecedores devem adequar a publicidade relativa às ofertas ao estoque existente. Deve haver bom senso, pois não se justifica uma publicidade maciça quando há um estoque pequeno”, avaliou.

Entres outros assuntos, foram debatidos o não cumprimento da publicidade do tipo “cobrimos qualquer oferta”, a necessidade de um volume maior de máquinas “tira-teima” ( utilizadas pelos consumidores em caso de dúvida de preços) e falta de troco. Informações mais detalhadas ao consumidor sobre vários preços na gôndola para produtos de uma mesma marca, mas que apresentam especificações diferenciadas – tais como molhos de tomate para pizza, tradicional etc. e a venda de hortifrutigranjeiros a granel e sem dados sobre a origem, quando a legislação exige que o produto seja colocado à venda embalado, foram dois temas também discutidos na reunião.
Joanir Zonta , presidente da Apras, salientou a importância do diálogo entre as duas instituições, que beneficia diretamente o consumidor, e que a entidade buscará , dentro do possível, solucionar os problemas levantados.

Voltar ao topo