Procon alerta sobre cursos que não são regulados pelo MEC

Os cursos livres, como informática, línguas, enfermagem, artes e academias de ginástica, entre outros, foram responsáveis por 687 atendimentos no PROCON-PR durante o primeiro semestre deste ano. Estes cursos não são regulados nem fiscalizados pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipais) e ou pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).

O consumidor deve verificar se a publicidade do curso realmente condiz com o que é oferecido. Muitas vezes, os anúncios oferecem cursos gratuitos, mas exigem aquisição de material didático ou de pagamento de taxa de manutenção, e no final acabam não oferecendo qualquer vantagem efetiva ao consumidor.

O curso livre é uma prestação de serviços, portanto, deverá ser assinado um contrato que precisa ser lido atentamente pelo consumidor, verificando se o que foi prometido consta do documento. Neste contrato devem constar informações sobre o programa a ser desenvolvido, número de módulos e de aulas semanais e em que dias da semana, duração de cada aula e do curso, data de início e do término, valor, forma de pagamento, local onde serão ministradas as aulas, bem como o material a ser utilizado.

As cláusulas de rescisão não podem penalizar apenas o consumidor, mas também estabelecer o ressarcimento no caso da rescisão provocada pelo fornecedor como, por exemplo, a impossibilidade de início de um curso. Os cancelamentos de contratos ocupam o primeiro lugar nos problemas relativos a cursos livres, com 278 atendimentos no semestre.

O consumidor não deve deixar nenhum campo do contrato em branco e deve evitar assinar contratos fora da sede do curso. O Código de Defesa de Consumidor garante o prazo de sete dias a contar da data da assinatura para desistir da contratação, com a devolução dos valores pagos corrigidos.

Recibos ou contratos que especifiquem a entrega de material didático, se isso não ocorrer, não devem ser assinados. Alguns cursos devem expedir um certificado de conclusão, homologado pelo órgão competente, como ocorre no curso de enfermagem.

Voltar ao topo