O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), marcou para a próxima terça-feira a votação em Plenário do processo de cassação do mandato do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) por quebra de decoro parlamentar.

continua após a publicidade

De Nova Iorque, onde participa da 2ª Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, Severino Cavalcanti determinou que a Secretaria-Geral da Casa convoque todos os deputados para a votação.

O processo de cassação do deputado Roberto Jefferson foi aprovado no Conselho de Ética e aguarda deliberação do Plenário. Como a representação contra o deputado foi apresentada ao conselho há mais de 90 dias, nenhuma matéria pode ser votada pela Câmara antes do processo contra Jefferson.

A votação será secreta e em cédulas de papel. Para cassar os direitos políticos de um parlamentar, tornando-o inelegível até 2015, são necessários os votos de, no mínimo, 257 dos 513 deputados. Como aconteceu no Conselho de Ética, Jefferson terá direito de se defender das acusações no Plenário.

continua após a publicidade

A representação contra Roberto Jefferson foi apresentada ao Conselho de Ética pelo Partido Liberal (PL). Jefferson é acusado de ter quebrado o decoro parlamentar ao denunciar o suposto pagamento de mesadas pelo PT a deputados do PP e do PL em troca de apoio ao governo.