Primeiros bombeiros comunitários recebem treinamento

O primeiro Curso de Formação de Agentes de Defesa Civil para instalação do projeto Bombeiro Comunitário será realizado nesta quinta (26) e sexta-feira (27), na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais. O curso vai capacitar 32 futuros bombeiros comunitários dos quatro municípios onde o projeto está sendo implantado: Lapa, Campina Grande do Sul, Pitanga e Prudentópolis.

Segundo o tenente Douglas Konflanz, da Casa Militar, o projeto será apresentado para os participantes do curso, “que também serão orientados e farão aulas práticas de combate a incêndio”. Depois de implantado em caráter piloto nas primeiras cidades, o projeto vai atender a municípios com mais de 15 mil habitantes que não possuem uma unidade do Corpo de Bombeiros. Essa iniciativa, adotada pelo Governo do Estado, é inédita no país e prevê investimentos de R$ 8,5 milhões até o próximo ano.

Treinamento

Os futuros bombeiros comunitários estarão aptos a atuar nas ações de defesa civil, que compreende os campos da prevenção, atendimento aos desastres naturais e na recuperação dos danos, além de no combate a incêndios. O programa é uma parceria entre o governo do Estado do Paraná e municípios. O governo fica responsável pelo treinamento pessoal e pelo suprimento de equipamentos e caminhões, enquanto a prefeitura pela cessão de agentes e instalações. “A prefeitura disponibiliza no mínimo três funcionários que ficarão responsáveis pela manutenção e operação do equipamento”, esclareceu o major Anselmo de Oliveira, chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil.

Cada município receberá um caminhão auto-bomba-tanque (ABT), equipado para combate a incêndios, que ficará à disposição para atendimento 24 horas. O caminhão contará também com equipamentos que permitem atendimento emergencial a, por exemplo, destelhamento de casas provocados por vendavais ou chuvas fortes, além de instrumentos de comunicação para chamar apoio, se necessário. As ações serão coordenadas pelo Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec).

Voltar ao topo