Primeiro-ministro da província de Quebec elogia missão paranaense

Durante a assinatura do convênio de cooperação entre o Estado do Paraná e a Província de Quebec, o primeiro-ministro quebequense Jean Charest salientou que considera a missão paranaense no Canadá muito importante. “O Paraná é o principal Estado do Mercosul e vamos aproveitar os bons contatos que tivemos com a missão para transformar o Estado na porta de entrada dos nossos produtos no Brasil”, afirmou. O convênio foi firmado na quarta-feira.

Charest informou que o Canadá sofre uma extrema dependência comercial em relação aos EUA. e que considera a postura do Brasil ainda tímida na tentativa de conquistar o seu país como parceiro comercial. “Isso torna ainda mais importante a presença da missão aqui no Canadá. O Paraná, mais do que o Brasil, está desenvolvendo ações para romper essa timidez”, comemorou.

O governador Roberto Requião foi convidado pelo primeiro-ministro para retornar ao Canadá no próximo inverno. Requião retribuiu o convite convidando Charest para vir ao Paraná, também quando for inverno no Brasil. “O convite do primeiro-ministro reforça os laços de cooperação entre o Canadá e o Paraná”, disse Requião.

Requião sugeriu ao primeiro-ministro a criação de um escritório do Quebec no Paraná. “É uma forma de consolidar nossas relações com o Canadá”, disse Requião. Charest mostrou-se interessado na sugestão e lembrou que Requião já esteve no país no seu primeiro governo e foi responsável pela implantação de excelentes acordos e convênios com o Canadá. “Um dos maiores resultados dessa missão é justamente a reaproximação do Paraná com o Canadá”, disse o primeiro-ministro.

Voltar ao topo