Primeira turista espacial chega à estação orbital Alpha

A cápsula espacial que levou ao espaço sideral a primeira mulher na condição de turista acoplou suavemente nesta quarta-feira (20) com a estação espacial internacional Alpha. Em Korolyov, nos arredores de Moscou, funcionários do controle de missão aplaudiram a chegada da milionária iraniana naturalizada americana Anousheh Ansari, do cosmonauta russo Mikhail Tyurin e do astronauta americano Michael López-Alegria após dois dias de viagem.

"De uma forma ou de outra, nossos amigos e parceiros russos conseguem fazer com que essas operações pareçam rotineiras, mas quem trabalha com isso sabe que não há nada rotineiro e que, na verdade, é tudo muito difícil. É graças aos conhecimentos deles que isso parece ser algo banal e fácil", declarou Rex Geveden, administrador associado da agência aeroespacial americana (Nasa).

Cerca de duas horas depois da acoplagem, o trio ingressou na Alpha. Eles foram recebidos pelos dois atuais ocupantes da estação orbital, que prepararam um almoço festivo. Ansari, a turista, estava bastante sorridente. No controle de missão, seu marido disse durante contato com a Alpha que ele e seus familiares estão muito orgulhosos dela.

Acredita-se que Ansari tenha pago em torno de US$ 20 milhões ao programa espacial russo para se tornar a primeira mulher a viajar à órbita da Terra na condição de turista. Antes dela, três homens já haviam viajado ao espaço como turistas. Tyurin e López-Alegria deverão passar seis meses a bordo da Alpha. Eles substituirão seus colegas Pavel Vinogradov, russo, e Jeff Willians, americano. O astronauta alemão Thomas Reiter, que viajou à Alpha em julho, deverá ficar até dezembro.

Voltar ao topo