Primeira prévia de dezembro do IGP-M ficou em +0,62%

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) ficou em 0,62% em sua primeira prévia de dezembro, segundo informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em novembro, a primeira prévia do IGP-M ficou em 0,33%. O resultado ficou acima das estimativas dos analistas do mercado financeiro ouvidos pela Agência Estado (entre 0,24% e 0,45%, com mediana em 0,40%).

A FGV divulgou ainda os desempenhos dos três indicadores que compõem IGP-M. O Índice de Preços por Atacado (IPA-M) ficou em 0,74% na primeira prévia de dezembro, ante alta de 0,31% apurada em igual período em novembro. No atacado, os preços dos produtos agrícolas subiram 1,03% ante queda de 1,37% registrada na primeira prévia do indicador em novembro; já os preços dos produtos industriais subiram 0,64% em comparação com alta de 0 90% verificada em novembro.

Na estrutura de apresentação do IPA segundo estágios de processamento (IPA-EP), a FGV informou que os preços dos Bens Finais no atacado subiram 0,59% em dezembro, ante queda de 0,39% apurada na primeira prévia em novembro; por sua vez, os preços dos Bens Intermediários subiram 0,57%, ante aumento de 1,38% em dezembro; e os preços das Matérias-Primas Brutas subiram 1,24%, ante queda de 0,76% apurada em novembro.

No varejo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) ficou em 0,30% na prévia de dezembro, em relação à alta de 0,15% observada em igual período em novembro. Por sua vez, o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC-M) ficou em 0,55%, ante aumento de 0,93% apurado em novembro.

A FGV informou ainda que o IGP-M acumula elevação de 12 28% tanto na taxa acumulada no ano como em 12 meses. O período de coleta de preços para apuração da primeira prévia do IGP-M de dezembro foi do dia 21 a 30 de novembro.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.