Primavera, a estação das flores e dos doces

Sobremesas deliciosas como o cheesecake de chocolate dão um basta aos cardápios leves de verão

Já estamos no meio da primavera. Pelo menos é o que consta do calendário. Mas, como dizia o general De Gaulle, o nosso Brasil não é um país sério. Por isso, essas datas oficiais das estações do ano não têm muito valor. Nos últimos dias de março ainda fez quase 40 graus…

De qualquer maneira, ainda que hoje esteja fazendo muito calor, já posso começar a dar receitas cheias de tentação, dessas que desafiam qualquer regime. Chega de ter sido “politicamente correto” nos domingos de 2002. Primeiro, coisas leves para o verão; depois, o respeito pela quaresma. Agora está na hora de rasgar a fantasia e começar as provocações. Por isso hoje vamos ter só sobremesas. E nada de coisas leves.

Sob o alto patrocínio de todas as academias de ginástica, temos hoje as seguintes receitas: cheesecake de chocolate e mousse de chocolate e licor de café. Uau!!!

Naturalmente, depois das sobremesas, o trabalho dos endocrinologistas vai aumentar e os spas vão ficar lotados. Aliás, não sei se vocês ouviram falar, estou abrindo um spa na minha fazenda. Ou melhor, um anti-spa, que vai se chamar Spa Ghetti …

Nesse antispa o dia começará com um copo de leite tirado diretamente da vaca, quentinho, espumando. Naturalmente sobre uma generosa dose de vinho do Porto. Depois virá o café da manhã, com ovo frito ou mexido (de galinhas sem alimentação com hormônio), panquecas, pães, mel de assa-peixe, queijo fresco. Antes do almoço, caipirinhas de lima-da-Pérsia colhidas na hora, lingüicinha frita e queijinhos temperados. No almoço, saladas, arroz e molho de feijão, batata frita, bife na chapa do fogão de lenha, farofa, purê de abóbora e mais algum legume para aliviar a consciência. Bem, as sobremesas serão poucas: doce de leite crespo, doce de mamão verde, doce de abóbora, banana em calda ou frita, queijo fresco e muito creme chantilly, batido na hora com creme da fazenda. Tudo diet! Inclusive o irish coffee.

Depois de uma boa sesta, chega a tarde, hora do chá. Um bolo cremoso de fubá é de lei, com café preto feito na hora. Às vezes, um pão de queijo também aparece. E não vou comentar nem o jantar, nem a ceia por que estou ficando com fome.

Tentei, mas não consegui achar uma designação decente em português para cheesecake. Para começar, cake é bolo. Mas esse não tem a consistência de um bolo. É mais para pudim ou mousse do que bolo. Talvez um nome pudesse ser bolo-pudim-mousse de queijo. Ou melhor de queijo cremoso. Desisti depois que percebi que todo mundo sabe o que é um cheesecake.

Fiz o teste do de chocolate e só teve um problema: a Marialice me deixou comer só uma fatia. E assim mesmo sem chantilly. O resto (ou seja quase tudo) foi para os amigos. Para terminar, a mousse de chocolate e licor de café. Realmente o De Gaulle não entendeu nada. O Brasil é um país sério, abençoado por Deus e bonito por natureza.

Cheesecake de chocolate

Ingredientes

18 biscoitos do tipo sanduíche de chocolate com recheio cremoso; 2 colheres (de sopa) de manteiga levemente derretida; 650g a 700g de cream cheese; 1 xícara (de chá) bem cheia de açúcar (cerca de 200ml); 1 colher (de chá) de extrato de baunilha; 3 ovos; 220g de chocolate meio amargo, derretido em banho-maria e depois retirado para esfriar um pouco.

Prequeça o forno na temperatura média. Quebre bem os sanduíches de chocolate, sobre uma tábua limpa e sem cheiro de cebola. Com uma faca grande, pique bem, coloque numa vasilha e junte a manteiga semiderretida. Misture. Forre o fundo da forma com essa mistura e aperte com um copo ou outro utensílio de fundo chato. Deixe assando 10 minutos e retire do forno.

Numa vasilha, misture o cream cheese com o açúcar e a baunilha utilizando uma batedeira elétrica, em velocidade média. Junte os ovos e continue batendo, em velocidade baixa até misturar bem. Junte o chocolate derretido e continue batendo até os ingredientes ficarem incorporados.

Despeje essa mistura na forma e leve para assar de 55 a 60 minutos. Retire do forno e, se necessário, passe uma faca ou uma espátula de metal em volta do aro para soltar o cheesecake. Mas, normalmente, ele se solta sozinho. Deixe esfriar antes de retirar o aro. Coloque na geladeira durante quatro horas no mínimo ou mesmo de véspera.

Sirva com creme chantilly ou com uma calda de morangos frescos.

NOTA: Para esta receita você vai precisar de uma forma tipo quiche, das que soltam o aro, que tenha entre 22 e 25 centímetros de diâmetro.

Rendimento: 12 porções

Mousse de chocolate e licor de café

Ingredientes

120 gramas de chocolate meio amargo, picado; 2 colheres (de sopa) de café bem forte; 2 colheres (de sopa) de licor de café (Kahlua ou Tia Maria); 2 ovos graúdos, gemas e claras separadas; 1/3 de xícara de açúcar; 100ml de creme de leite grosso, bem gelado e batido até encorpar bem.

Numa vasilha, coloque chocolate picado, café e licor de café; leve a um banho-maria que não deverá ferver e misture de vez em quando. Retire do fogo para esfriar.

Numa vasilha grande, bata as três gemas e as três colheres de sopa de açúcar com uma batedeira elétrica, até engrossar e clarear. Junte a mistura de chocolate e café e bata mais um pouco para incorporar bem.

Em outra vasilha, bata as claras com uma pitadinha de sal. Quando já tiver ficado firme, junte o restante do açúcar e bata mais um pouco. Acrescente as claras batidas, pouco a pouco, à mistura de chocolate, sem bater forte e, em seguida, o creme de leite. Bata mais um pouco para obter uma mousse homogênea.

Despeje a mousse numa vasilha, de preferência transparente, tampe e coloque na geladeira no mínimo por três horas ou de véspera. Sirva gelada.

NOTA: Em vez de colocar toda a mousse numa vasilha, você pode distribuí-la em taças individuais e depois colocar na geladeira.

Rendimento: seis porções

Voltar ao topo