Prévia do IPC de abril aponta queda na inflação em Curitiba

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da primeira quadrissemana de abril, pesquisado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) em Curitiba foi de 0,22%. O levantamento, realizado nos últimos 30 dias terminados em 8 de abril, aponta queda em relação ao mês cheio de março, quando a inflação foi calculada em 0,48%.

O grupo Transporte e Comunicação foi o que teve maior influência no índice geral da primeira prévia de abril, com queda de preços da ordem de -1,23%, o que representou uma contribuição de -0,30 pontos percentuais. Ou seja, caso este grupo tivesse se mantido estável, o índice da primeira quadrissemana de abril teria ficado em 0,52%.

A maior alta de preços foi verificada no grupo Vestuário: 2,7%. Individualmente, os itens pesquisados que mais contribuíram para a primeira prévia do IPC foram, começando pela maior contribuição: álcool combustível (-22,48%), gasolina (-8,42%), automóvel de passeio nacional zero km (3,82%), excursão turística (-17,66%), casas noturnas (10,2%), sapato feminino (11,55%) e almoço e jantar (1,4%).

Voltar ao topo