Prévia do IPC aponta inflação de 0,84% em Curitiba, diz Ipardes

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), foi de 0,84% na primeira prévia do mês. A inflação foi calculada nos últimos 30 dias terminados em 8 de agosto.
O índice da primeira prévia é ligeiramente superior ao calculado para o mês de julho (0,70%). Segundo a diretora do Centro Estadual de Estatística, Sachiko Araki Lira, essa alta se deve, principalmente, à influência do grupo Transporte e Comunicação, que apresentou variação de 1,23% em seus preços.

“A alta de Transporte e Comunicação representou contribuição de 0,30 ponto percentual para o índice. Caso este grupo tivesse se mantido estável, a primeira prévia de agosto teria ficado em 0,54%”, complementou. Em julho, o Índice do grupo fechou em 0,86%, e na primeira quadrissemana do mês, em 2,18%.
Os grupos que contribuíram negativamente para o Índice foram Vestuário e Despesas Pessoais, com quedas na variação de preços de -0,57% e -0,10%, respectivamente.

Os itens que mais contribuíram para a composição do IPC apresentaram as seguintes variações de preços: plano de saúde (6,09%), energia elétrica (4,43%), casas noturnas (-12,95%), álcool combustível (7,64%), batata-inglesa (23,50%) e serviços de telefonia fixo (3,25%).

Voltar ao topo