Prévia do Ipardes aponta queda da inflação em Curitiba

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da segunda quadrissemana de julho, calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) em Curitiba foi de 0,86%. A inflação, levantada nos últimos 30 dias terminados em 15 de julho, ficou abaixo da calculada na primeira prévia, estimada em 1,05%.

Além disso, a nova prévia aponta uma tendência de queda quando comparada ao IPC do mês anterior. Em junho, o Índice de Preços ao Consumidor fechou em 1,27%. O grupo de maior influência nesta segunda prévia foi o de Transporte e Comunicação, com alta de 1,74%, o que representou uma contribuição de 0,42 ponto percentual no índice geral. Ou seja, caso este grupo tivesse se mantido estável, o índice da segunda quadrissemana teria ficado em 0,44%.

Já o grupo Saúde e Cuidados Pessoais apresentou queda de 0,32%. Individualmente, os itens que mais contribuíram, começando pela maior contribuição: gasolina (5,67%), excursão turística (12,96%), automóvel de passeio e utilitário usado (1,17%), automóvel de passeio nacional zero quilômetro (1,54%), álcool combustível (4,74%) e leite (3,48%).

Voltar ao topo