Prevenção da gripe aviária no Brasil inclui adoção de formulário

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um cronograma de ação para evitar a entrada do vírus H5N1, o da gripe aviária, no País, pelo menos por meio dos aeroportos. Em até 90 dias, será instituída a Declaração Única do Viajante, uma ficha cadastral para quem chegar de lugares de risco.

O formulário deve ser preenchido com nome do passageiro, telefone, origem e destino do vôo, escalas e número do assento ocupado. "As fichas vão agilizar a localização da pessoa contaminada e de quem manteve contato com ela", conta Paulo Nunes, gerente da Anvisa. Para evitar filas, como ocorreu em 2003, na época da Sars, as fichas serão entregues durante os vôos. Em 15 dias, folhetos explicativos serão distribuídos nos aeroportos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.