Presidentes de 13 comissões são eleitos na Câmara

A Câmara instalou e elegeu o presidente e vices de 13 comissões permanentes nesta quarta-feira (14). A questão do apagão aéreo foi debatida em pelo menos duas delas, a de Viação e Transportes e a de Defesa do Consumidor. Deputados que integram essas comissões defenderam que o caos aéreo no País seja um dos primeiros assuntos a serem tratados pelos parlamentares.

O deputado Cezar Silvestri (PPS-PR), que assumiu a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor, disse que a comissão deverá realizar uma audiência pública para debater o assunto. Silvestri também disse que a proposta que acaba com a assinatura básica dos telefones fixos é um outro assunto que os deputados da comissão pretendem debater em breve. "A comissão tem o dever de tentar resolver o problema. O assunto tem de vir à pauta", afirmou Silvestri.

Na comissão de Viação e Transportes, o presidente eleito foi o deputado Eliseu Padilha (PMDB-RS), ex-ministro dos Transportes do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na comissão de Agricultura a preocupação foi com o nome que assumirá o Ministério da Agricultura na reforma ministerial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente da comissão, Marcos Montes (PFL-MG), defendeu que o próximo ministro seja alguém voltado ao meio rural e que "viva o dia-a-dia da atividade rural". O ministro das Cidades, Márcio Fortes, foi prestigiar a instalação da Comissão de Desenvolvimento Urbano, que elegeu o deputado Zezéu Ribeiro (BA) para a presidência.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico elegeu como presidente Wellington Fagundes (PR-MT), um deputado acusado pela CPI das Sanguessugas de envolvimento no escândalo da compra de ambulâncias superfaturadas com dinheiro do Orçamento. O deputado nega envolvimento. O Conselho de Ética da Câmara aprovou o arquivamento do processo de cassação do parlamentar no ano passado.

O deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) assumiu a presidência da Comissão do Meio Ambiente; o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) assumiu o comando da Comissão de Finanças e Tributação, e o deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), foi eleito presidente da Comissão do Trabalho. O deputado Celso Russomano foi eleito parta comandar a Comissão de Fiscalização Financeira, Gastão Vieira (PMDB-MA) para a comissão de Educação; Júlio Semeghini (PSDB-SP) foi eleito presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia e o deputado José Otávio Germano (PP-RS)vai comandar a Comissão de Minas e Energia.

Voltar ao topo