Presidente Lula seguirá para o Haiti na manhã de quarta-feira

Antes de assistir ao jogo das seleções brasileira e haitiana, na quarta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar da cerimônia de posse do Presidente da República Dominicana, Leonel Fernández.

A comitiva presidencial, que inclui o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, chegou ontem à noite em Santo Domingo, capital da República Dominicana, país que ocupa dois terços da Ilha de São Domingos, no Caribe. No restante do território fica a República do Haiti, país que foi colonizado pela França.

Amanhã, o presidente brasileiro participará às 10h, no Palácio Nacional, da reunião de chefes de Estado e de Governo Latino-Americanos e Caribenhos. E no período da tarde, após almoço que será oferecido pelo novo presidente da República Dominicana, Lula receberá o presidente da Costa Rica, Abel Pacheco de la Espriella. Ainda no Hotel Meliá, onde está hospedado, terá um encontro com a comunidade brasileira em Santo Domingo.

Na quarta-feira, Lula irá às 8h40 para o país vizinho, o Haiti, onde assistirá à partida amistosa de futebol das seleções haitiana e brasileira. No Haiti, o Brasil comanda uma Força Internacional de Paz, chamada Missão de Estabilização da ONU (Organização das Nações Unidas), com 6.700 soldados de vários países ? 1,2 mil são brasileiros. Os outros países que enviaram tropas são Argentina, Canadá, Chile, Paraguai e Uruguai.

Desde o dia 9 de março o Haiti é governado pelo primeiro-ministro Gerard Latortue, um alto funcionário da ONU indicado por um ?conselho de sábios? que representa a sociedade civil daquele país. O acordo de transição política em discussão prevê eleições gerais em 2005.

Voltar ao topo