Presidente Lula diz que governo está otimista, mas sem euforia

Depois de 18 meses de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que continua sendo o brasileiro mais otimista do país. Em discurso na cerimônia de assinatura da Medida Provisória que corrige aposentadorias e pensões concedidas entre 1994 e 1997, Lula disse que o otimismo que paira sobre o governo federal é resultado de um trabalho que vem sendo feito e pensado de forma meticulosa por toda a sua equipe de governo. ?Sem permitir que a euforia em algum momento tome conta de nós?, ressaltou.

Na avaliação do presidente, a euforia é muitas vezes prejudicial ao bom desenvolvimento das ações públicas. ?O nosso desafio é não permitir que a euforia faça com que a gente entre em um processo de acreditar que já está tudo resolvido, e começar a gastar mais do que a gente pode arrecadar. Nós tratamos dinheiro público como nós tratávamos os nossos salários quando estavávamos na fábrica. Gastou R$ 5 a mais fora do que estava previsto, vai ter que trabalhar a pé porque não tem dinheiro para a condução, ou vai ter que pedir emprestado. E isso nós não vamos fazer?, garantiu.

O presidente disse ter certeza que o governo vai colher ?tudo o que plantou?, e garantiu que nenhuma ?urucubaca? vai cair sobre o governo enquanto estiver na Presidência da República. ?O que não falta é gente nesse país torcendo para as coisas não darem certo. O que tem de gente fazendo figa para que a gente não consiga ter sucesso é uma coisa maluca. Eu como sou cristão e tenho muita fé, urucubaca não vai pegar em cima de nós?, enfatizou.

O controle dos gastos públicos, segundo Lula, é uma tarefa a ser cumprida por todos os membros do governo até o final do seu mandato. O presidente admitiu que enfrentou momentos de ?arrumação da casa?, especialmente com a troca de nomes em seu primeiro escalão, e agradeceu a paciência dos trabalhadores em esperar as mudanças feitas pelo governo.

Voltar ao topo