Presidente Lula anuncia novo ministério

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou há pouco seus novos ministros. Ricardo Berzoini, deixou a pasta da Previdência para o senador Amir Lando (PMDB/RO), atual líder do Governo no Congresso, e assume o Ministério do Trabalho, em substituição a Jaques Wagner, que vai para a Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. O ministro Tarso Genro, assumirá o Ministério da Educação, no lugar de Cristovam Buarque, que volta para o Senado.

O presidente Lula informou que a partir de hoje a Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social também vai fazer parte da coordenação política do governo, junto com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, e o líder do governo na Câmara, Aldo Rebello (PCdoB/SP), que assume a pasta de coordenação política. A professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Nilcéia Freira, assumirá a pasta da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, em substituição a Emília Fernandes.

O deputado federal Patrus Ananias (PT/MG) será o chefe do ministério que reunirá as pastas da Assistência Social e da Segurança Alimentar e o programa Bolsa Família. O líder do PMDB na Câmara, Eunício Oliveira, ficará com a pasta das Comunicações. O ex-ministro desta pasta, Miro Teixeira, será a partir de hoje líder do Governo na Câmara, no lugar de Aldo Rebello. Por fim, o líder do PSB na Câmara, Eduardo Campos (PE) assumirá o Ministério da Ciência e Tecnologia, no lugar de Roberto Amaral.

Voltar ao topo