O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Integração Nacional, Pedro Brito, inauguram na próxima terça-feira (6), no interior do Ceará, três reservatórios públicos para a criação de peixes. A Estação de Piscicultura do açude Castanhão, no município de Nova Jaguaribara, vai beneficiar mais de 90 mil moradores da região, que tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

continua após a publicidade

De acordo com a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (Seap), da Presidência da República, a experiência é inovadora para a inclusão social e vai garantir nova perspectiva de trabalho, renda e segurança alimentar a população de uma das regiões mais pobres do país.

Na solenidade, o presidente Lula vai assistir a entrega de escrituras de posse aos agricultores que moravam na área inundada pelo açude e que foram reassentados no entorno.

Segundo informações da Seap, o açude Castanhão faz parte do complexo de mesmo nome. As obras se arrastavam há quase 15 anos e por determinação do presidente Lula foram concluídas em 2003. Nos dois anos seguintes, através do Departamento Nacional de Obras contra as Secas Dnocs), o governo investiu R$ 55,6 milhões nas obras de conclusão do complexo, que além do açude, compreende uma barragem, uma estação ecológica e o parque aquícola.

continua após a publicidade

Ainda de acordo com a Seap, somente na Estação de Piscicultura, o Dnocs investiu R$ 1,38 milhão. A estimativa é de que o parque aquícola produza 32 mil toneladas de pescado por ano, tornando-se a maior estação do Nordeste.