Presidente do Paraguai decreta estado de emergência

O presidente do Paraguai, Luis González Macchi, decretou estado de emergência por cinco dias nesta segunda-feira, em uma tentativa de frear a onda de manifestações de partidários do ex-general Lino César Oviedo, que pedem a renúncia do chefe de Estado. Victor Hermosa, ministro do Interior, afirmou em entrevista coletiva no Palácio de Governo que a Presidência ‘se via na obrigação de estabelecer o estado de exceção’, semelhante ao estado de sítio. Hermosa explicou que alguns direitos individuais estavam suspensos e que a Polícia Nacional estava autorizada a prender manifestantes sem autorização prévia da Justiça.

Treze pessoas ficaram feridas durante choques entre partidários de Oviedo e a polícia, na capital, Assunção, e no interior do país. No começo da manhã, um grupo de manifestantes pró-Oviedo chegou a fechar a Ponte da Amizade, que faz fronteira com o Brasil, mas foi desmobilizado por forças do Exército paraguaio.

Oviedo, de 57 anos, mora atualmente em Foz de Iguaçú. No dia 7 de julho, o ex-general participou de uma reunião com partidários em um clube de Foz de Iguaçu, quando anunciou que aquele seria o último encontro em solo brasileiro, ao afirmar:”Da próxima vez nos reuniremos no Paraguai”. Parentes do general golpista afirmaram nesta segunda-feira que ele não estava em Brasília. (Fonte: Globonews.com)

Voltar ao topo