Presidente do BNDES diz que queda da TJLP pode aumentar financiamentos

Rio de Janeiro – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento  Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, disse hoje que a queda da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), aprovada nesta quarta-feira (27) pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pode aumentar a procura por financiamentos da instituição. A taxa já estava no mais baixo nível histórico desde sua criação, em  1995, quando foi fixada em 26,01%, e passou agora de 7,50% para 6,85%.

?Ao cair agora abaixo de 7,5%, ela é um importante sinal de compromisso do governo federal e dos ministérios que compõem o  CMN de estimular o investimento e o crescimento no país e uma base importante para que as operações do BNDES possam contribuir de maneira mais efetiva para a viabilização de um número maior de investimentos?, afirmou Fiocca.

Fiocca lembrou que as taxas de juros se mostraram em um patamar elevado durante longo  tempo e agora estão revertendo essa tendência. Uma prova, segundo disse, é a taxa básica Selic que há um ano apresenta trajetória de queda, chegando ao nível mais baixo desde o início do Plano Real. ?Acho que é um sinal extremamente positivo para estimular o investimento e, em decorrência, para a demanda de recursos do BNDES?.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.