O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, faz nesta semana sua primeira visita oficial ao Brasil desde que assumiu o posto, em outubro do ano passado. Com uma agenda apertada, Moreno encontra na quinta-feira, pela manhã no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Além de assinarem o convênio para a realização da Assembléia Geral de Governadores do BID, o maior evento organizado pelo organismo multilateral e que está previsto para ocorrer de 3 a 5 de abril em Belo Horizonte, Moreno e Lula discutirão pelo menos três outros temas, de acordo com informações da assessoria do BID.
O primeiro deles é a iniciativa do BID de conceder empréstimos em moeda local, viabilizando recursos externos para municípios pequenos e médios, que hoje têm dificuldades para acessar o mercado internacional. Além de melhorar a capacidade de financiamento desses municípios, os empréstimos em reais eliminam para as prefeituras que o contratarem o risco cambial. Moreno deve apresentar ao presidente Lula a modelagem dos empréstimos que seriam realizados nesses termos.
Lula e Moreno discutirão ainda os projetos de grandes investimentos em infra-estrutura do Brasil. Nesse quesito, o presidente do BID pretende mais ouvir do que falar, com intuito de saber quais são os rumos que estão sendo tomados, os planos de expansão da infra-estrutura nacional e entender melhor quais serão as necessidades de financiamento para tirar os projetos do papel.
Moreno deve apresentar ainda ao presidente Lula a idéia de introduzir mecanismos de financiamento a projetos que envolvam o setor público e o privado, não apenas nas Parcerias Público-Privadas (PPP), mas também em obras que envolvam por exemplo concessão, como rodovias. Este tema está ainda incipiente dentro do BID, que trabalha na modelagem de um programa que atenda a este objetivo.
A chegada do presidente do BID estava prevista para a noite de hoje (13) em Manaus. Amanhã, ele encontra pela manhã o governador do Amazonas, Eduardo Braga, e visita projeto financiado pelo banco na área de desenvolvimento social e ambiental. Na quarta-feira, Moreno participa, em Campinas, de evento do BID com organizações da sociedade civil de 25 países da América Latina, Caribe e EUA.
Na quinta-feira, após a reunião com Lula, em Brasília, o presidente do BID inaugura no Palácio do Planalto a exposição Faces do Desenvolvimento, com fotografias de pessoas beneficiadas por programas da instituição. À tarde, ele vai a Belo Horizonte, onde tem encontro com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e reuniões sobre a assembléia do BID, em abril.