Presidente da Petrobras diz que biodiesel incentiva agricultura familiar

Rio ? O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, voltou a afirmar que, em 2007, algumas refinarias da estatal passarão a utilizar óleo vegetal misturado ao petróleo na produção de diesel.

Segundo ele, a iniciativa – que permite a obtenção de óleo vegetal a partir de diversas fontes, como a mamona, o girassol e o algodão – reforça a agricultura familiar de forma efetiva, além de ampliar as possibilidades de inclusão social por meio da geração de emprego e renda.

"Podemos utilizar os canais tradicionais de fornecimento de óleo vegetal ou podemos, e esse é o desafio, incrementar cadeias de fornecedores populares, ligados à agricultura familiar, a logística de transporte, criar toda uma estrutura nova de oportunidades e negócios na área agrícola e familiar", disse hoje (25), durante o lançamento do programa Petrobras Fome Zero.

Na avaliação dele, a adição de biodiesel no combustível que será vendido, a partir de julho, em 500 postos BR do país também também vai estimular os pequenos produtores rurais. "É um programa que leva ao pequeno produtor a capacidade de produzir biodiesel em pequenas plantas de esmagamento. Isso vai ter um efeito muito grande. Nós estamos produzindo um diesel biológico a partir da produção agrícola. Estaremos plantando o biodiesel".

Voltar ao topo