Presidente da OAB quer convocação do Conselho da República

O presidente nacional da Ordem dos Advogados Brasileiros (OAB), Roberto Busato, disse que pretende reunir, na próxima segunda-feira, o Conselho da OAB para discutir o pedido de convocação do Conselho da República. O assunto: a crise política.

O Conselho da República é um órgão previsto na Constituição Federal, convocado exclusivamente pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e, entre suas funções, está a de "pronunciar-se sobre questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas".

A sugestão de Busato foi feita ao presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-ministro da Educação, Tarso Genro, e anunciada à imprensa, em coletiva de imprensa hoje, após encontro reservado no hotel Ca?D?Oro, no centro de São Paulo.

"Nós conversamos com o (ex-) ministro sobre uma idéia que eu tive dentro da Ordem: que seja acionado de imediato o Conselho da República, que é uma instituição do Estado brasileiro que poderá ajudar o presidente Lula na superação dessa crise", afirmou Busato.

O presidente do PT, Tarso Genro, se mostrou favorável à proposta de Busato e pretende levá-la à discussão com o partido. "É uma boa idéia, na minha opinião. Acho que isso aí deve ser discutido pela OAB, deve ser discutido pelo meu partido, deve ser discutido pelo próprio governo. Obviamente, a conveniência da convocação desse conselho é uma conveniência que é medida pelo próprio presidente da República", disse Tarso Genro.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.