O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), disse, nesta segunda-feira, que não vê impasse entre o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e a Corregedoria da Câmara com relação aos processos contra 16 deputados citados pelas Comissões Parlamentares Mistas de Inquérito (CPMIs) da Compra de Votos e dos Correios.

continua após a publicidade

"Não creio que haja impasse. Preciso falar antes com o presidente do conselho e com o corregedor", disse o presidente da Câmara.

Aldo Rebelo informou que vai se reunir com o presidente do conselho, Ricardo Izar (PTB-SP), e também com o corregedor da Casa, Ciro Nogueira (PP-PI), para discutir a questão dos processos contra os deputados e os encaminhamentos ao Conselho de Ética. Segundo a assessoria de imprensa do Conselho de Ética, a reunião de Izar com Aldo está prevista para às 10h30 desta terça-feira.

O corregedor, Ciro Nogueira, está ouvindo os depoimentos dos 16 deputados citados pelas CPMIs, por decisão do STF e da Mesa da Câmara, e pretende ainda esta semana apresentar parecer à Mesa Diretora da Câmara. O documento será então encaminhado ao Conselho de Ética. Só a Mesa Diretora, ouvido seus integrantes, ou um partido político pode encaminhar representação contra deputados pedindo abertura de processos ao Conselho de Ética.

continua após a publicidade

Ciro Nogueira já disse que pretende apresentar um parecer conjunto sobre os parlamentares. Já o presidente do conselho, Ricardo Izar, defende que a Mesa encaminhe um parecer para cada deputado propondo as penas a serem aplicadas.