Presidente da Bolívia não suporta pressões e renuncia

O presidente da Bolívia, Gonzalo Sánchez de Lozada, renunciou ao mandato na tentativa de conter a onda de protestos que toma conta do país há cerca de três semanas. À meia-noite de hoje tomará posse o vice-presidente Carlos Mesa Gisbert.

O embaixador do Brasil na Bolívia, Antonino Mena Gonçalves, disse à Agência Brasil que a expectativa agora é que os manifestantes se acalmem e que a decisão de Gonzalo Sánchez colabore para o encaminhamento rumo a uma solução pacífica.

“Espera-se que a decisão colabore para a paz”, disse Mena Gonçalves, por telefone, de La Paz. Neste momento, o embaixador brasileiro está reunido com o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Durante as muitas reuniões que foram realizadas nesta sexta-feira, o emissário brasileiro e o embaixador conversaram com o então presidente boliviano e com o vice na expectativa de chegarem a um consenso. “Nesses encontros ficou mais ou menos claro que alguma coisa terá de ser feita politicamente. Talvez uma Assembléia Constituinte ou a convocação de novas eleições, mas ainda é muito cedo para se ter uma noção mais clara da situação. Tudo está se desenrolando muito rapidamente”, disse o embaixador Mena Gonçalves.

Ao assumir o mandato de Sánches de Lozada, o vice-presidente tem pela frente cerca de três anos de mandato a cumprir.

Voltar ao topo