Quirós pediu a representantes do governo estadual e empresários que estimulem a exportação de frutas, verduras, legumes e outros alimentos sem agrotóxicos. Ele disse que não há saída para o aumento dos produtos orgânicos sem a idéia do cooperativismo. “É preciso uma união dos produtores para serem estabelecidas estratégias comuns”, acrescentou.
Juan Quirós reuniu-se com o secretário de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Luis Mussi, e com o presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Rodrigo Rocha Loures. O presidente da Apex defendeu a elaboração de um projeto para os produtos orgânicos do estado.
Para a coordenadora de Mercado e Comercialização do Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Microempresa (Sebrae), Liliana Prestes, os produtos orgânicos no Brasil formam um setor muito recente. Ela conta, por exemplo, que um importador dos Estados Unidos vem buscando, no Paraná, mangas orgânicas e tem dificuldades para encontrar o produto. Sobre a cachaça, informou que existem três empresas do interior que exportam o produto já com certificado de qualidade europeu e americano.
continua após a publicidade
continua após a publicidade