Presidente critica abandono de setores estratégicos da economia

A abertura do mercado econômico brasileiro a investimentos externos é saudável apenas se permitir a expansão da base produtiva do país. A avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi feita durante discurso no lançamento do navio “Metaltanque VI”, no Porto de Itajaí. Segundo o presidente, muitas das medidas adotadas no país nos últimos anos promoveram “uma espécie de destruição da estrutura econômica nacional”, que trouxeram perdas “tão ou mais explosivas que o protecionismo cego não apenas na esfera financeira, mas principalmente na delicada contabilidade social”.

O presidente citou como exemplo o que ocorreu no setor náutico, que na década de 70 dava 40 mil empregos e hoje esse número é de apenas 12 mil postos de trabalho. Segundo o presidente, houve um progressivo abandono do planejamento em setores estratégicos da economia, como no caso do setor náutico. “Esse quadro pode e vai mudar. O que estamos vendo nesse estaleiro é a prova concreta de que é viável manter no país os recursos e os empregos que mandamos para fora”, afirmou.

O presidente Lula voltou a garantir que 65% das plataformas P-51 e P-52 da Petrobras serão construídas no Brasil, mesmo diante da celeuma levantada por alguns setores da sociedade quando fez esse anúncio na campanha eleitoral. “Ficou provado que a indústria naval tinha condições de construir as plataformas aqui no Brasil”, enfatizou.

O presidente anunciou que, futuramente, pelo menos 75% de novas plataformas serão produzidas e construídas internamente. “Vamos competir para produzir as plataformas. É isso que queríamos. O que importa é que gere trabalho e renda para os brasileiros que necessitam nesse país”.

Voltar ao topo