Presidente convoca indústria a fazer motor flex também para biodiesel

O etanol tornou-se um combustível seguro e confiável com o desenvolvimento dos motores flex e o mesmo deve ser feito em relação s novas opções de geração de energia que o Brasil está desenvolvendo. Foi o que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira (9) na Transpetro, em Guarulhos (SP), ao lado do colega norte-americano George W. Bush.

Estou convocando a indústria brasileira a fazer o mesmo com o biodiesel. Nossos construtores de ônibus e caminhões se preparem porque precisamos avançar na questão do biodiesel, afirmou o presidente, que fez também uma previsão: até 2010, 5% do biodiesel será extraído de plantas nativas, como dendê, mamona, girassol, algodão e soja.

Em relação parceria com os Estados Unidos na produção de etanol Lula mencionou a possibilidade de que traga vantagens também para países mais pobres, especialmente nas Américas do Sul e Central, no Caribe e na África, por democratizar o acesso energia. Estaremos permitindo, pela primeira vez, utilizar os combustíveis como fonte de distribuição de renda e geração de emprego sem precedentes.

Bush discursou em seguida e manifestou disposição de ajudar Lula para que a América Central aumente sua independência do petróleo e se torne auto-suficiente em energia. Leia mais ao lado.

Voltar ao topo