Premiação vai apontar as marcas mais lembradas pelo setor moveleiro

Fabricantes e fornecedores da cadeia produtiva de móveis contam os dias para o anúncio dos grandes vencedores do Prêmio Top Móbile 2006 – marcas mais lembradas. Antecipando a premiação, a Alternativa Editorial/Móbile, de Curitiba, responsável pelo evento, acaba de anunciar o nome das três empresas finalistas em cada uma das 25 categorias a serem contempladas pelo top of mind. Os vencedores serão anunciados em cerimônia especial no dia 14 de março, em Bento Gonçalves (RS), em paralelo à Movelsul – maior feira internacional da América Latina para o setor moveleiro.

A premiação será determinada pelos resultados de uma pesquisa especialmente contratada pela Móbile junto à Segmento Pesquisas de Mercado, que avaliou quais as marcas mais lembradas em 25 categorias. Os varejistas e lojistas indicaram 12 fabricantes de móveis e os industriais apontaram outros 13 fornecedores. A pesquisa ocorreu em todos os Estados brasileiros. Atualmente, o setor moveleiro compreende 16 mil pequenas, médias e grandes indústrias e milhares de outros fornecedores em todo o País.

"Acreditamos que essas categorias representam a essência do setor de mobiliário e, desde já, queremos cumprimentar as empresas pela condução da gestão de suas marcas", observa Valcidio Perotti, diretor presidente da Alternativa Editorial/Móbile, lembrando que o Top Móbile passa a ser realizado anualmente.

Marcas

O número de opções que o consumidor tem na hora da compra é grande. E o tempo para fazer a escolha é cada vez mais curto. Nesse contexto, ter uma marca forte é essencial. Segundo Edson Zeppelini, sócio-consultor da Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas, de São Paulo (SP), além da marca estar presente na mente do consumidor, é preciso que ela tenha um diferencial em relação às concorrentes. "Uma marca forte, com alto nível de lembrança, que apresente um conjunto de diferenciais funcionais e emocionais a um preço ‘justo’, é o caminho mais curto e seguro para ajudar o consumidor a vencer essa corrida de obstáculos e escolher determinada empresa entre tantas outras do mercado", observa Zeppelini, destacando que esses fatores também são levados em consideração pelos próprios parceiros comerciais. Durante a cerimônia de entrega dos troféus às empresas vencedoras, Zeppelini profere a palestra "A Importância das Marcas".

Pólos 

Em sua grande maioria, as fábricas de móveis estão localizadas na região centro-sul do país, constituindo em alguns estados, pólos moveleiros, a exemplo de Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul; São Bento do Sul e Chapecó, em Santa Catarina; Arapongas no Paraná; Mirassol, Votuporanga e São Paulo, em São Paulo; Ubá em Minas Gerais, e Linhares no Espírito Santo. O faturamento da indústria brasileira de móveis em 2005 foi de US$ 5,4 bilhões. Já as exportações foram de US$ 991 milhões.

Voltar ao topo