A Prefeitura de Curitiba termina neste sábado (31) a limpeza do córrego que passa na rua Luiz França com Estevam Ribeira de Souza Neto, no bairro Cajuru. Até o momento, as equipes do Departamento de Saneamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas retiraram 14 toneladas de lixo, entulhos e material vegetal jogados dentro do córrego.
"Quem joga lixo nos rios está contribuindo para a formação de diques, que vão impedir o escoamento das águas e causar alagamentos", afirma o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni. "A Secretaria de Obras, seguindo a determinação do prefeito Beto Richa, mantém um programa intenso de limpeza dos rios e córregos, mas é fundamental que a população também colabore e evite jogar lixo em locais inadequados."
Desde janeiro, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da Secretaria de Meio Ambiente retiraram 96 toneladas de lixo jogadas nos rios da cidade. Na rua Luiz França, no Cajuru, o maior volume de entulho retirado foi de areia, seguido de caliça. Até quarta-feira (28), foram usados 16 caminhões para fazer a limpeza.
O diretor do Departamento de Saneamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Augusto Meyer, lembra que, na última chuva forte da cidade, ocorrida no meio do mês de março, as equipes tiveram que destruir diversas represas formadas pelo lixo.
Foram coletadas dezenas de sofás, geladeiras, pneus, carcaças de carros, além de material vegetal e restos de construção. "Não há necessidade da população usar o rio como lixeira, porque a cidade tem sistema de coleta de lixo em todos os bairros", diz Meyer.
NÚMEROS DA LIMPEZA
92 toneladas de lixo a Prefeitura retirou de rios no primeiro trimestre
14 toneladas de lixo foram retirados até agora do córrego no Cajuru
16 caminhões foram precisos para carregar o lixo retirado do córrego no Cajuru