A prefeitura deposita nesta quarta-feira (29) a primeira parcela do décimo terceiro salário na conta bancária dos servidores municipais. O valor total é R$ 21 milhões. São 33.500 pessoas, entre funcionários ativos da administração direta e indireta, aposentados e pensionistas. Somando-se a isso o salário de junho, que será depositado na quinta (30), chegará a R$ 59 milhões o montante de recursos que a Prefeitura liberará neste final de mês.
"Estamos cumprindo os compromissos com os servidores, o que se reflete por toda a cidade, já que a liberação de recursos contribui para movimentar o comércio e os serviços", diz o prefeito Beto Richa. O prefeito lembra que os salários que os servidores receberão em julho virão com o reajuste de 6%, que serão pagos em parcela única, cobrindo a inflação registrada entre março de 2004 e março de 2005.
"Isso é resultado de uma política de recursos humanos abrangente e de uma gestão financeira responsável, focada no equilíbrio fiscal, que envolve medidas de austeridade nos gastos públicos", diz Richa.
Segundo o secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, por determinação do prefeito Beto Richa, os recursos da primeira parcela do décimo foram viabilizados pela previsão mensal feita desde o começo da gestão, equivalente ao montante envolvido na despesa. "As medidas de contenção de gastos administrativos nos garantem que a despesa seja assimilada, sem prejuízo do equilíbrio fiscal do município e também dos serviços essenciais para a população", afirma Sebastiani.
Em maio, Beto Richa baixou o decreto número 894/05, determinando a todas as secretarias e unidades da Prefeitura redução de despesas com água, luz, telefone, material de consumo e demais despesas de manutenção da máquina administrativa. São exceções à medida os gastos com educação, saúde e contrapartidas da Prefeitura em programas de investimentos.
O decreto estabelece como parâmetro uma redução orçamentário-financeira de 10% dos valores constantes do cronograma de desembolso. "A medida é uma confirmação de que estamos cumprindo nosso compromisso de austeridade no trato com os recursos públicos", diz Beto Richa.


