Prefeitura multada pelo IAP em R$ 15 milhões

A Prefeitura de Curitiba foi multada em R$ 15 milhões pelo acondicionamento e destino irregular de lixo. A multa foi aplicada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que constatou contaminação de lençóis freáticos por produtos de lixo hospitalar, assim como contaminação do Rio Iguaçu pelo chorume resultante do lixo doméstico. Quarta-feira, o IAP deve divulgar outro laudo, que aponta novas irregularidades ambientais envolvendo uma empresa pública.

De acordo com o presidente do Instituto, Lindeslei Rasca Rodrigues, o problema foi verificado durante fiscalização no local, em março deste ano. Técnicos do IAP e da Prefeitura coletaram amostras da vala séptica de lixo hospitalar e do efluente gerado pela decomposição da matéria orgânica (chorume) no Aterro do Cachimba. Nos dois locais foram constatados índices de contaminação acima do permitido.

O anúncio da punição foi feito nesta manhã, pelo secretário estadual do Meio Ambiente (Sema), Luiz Eduardo Cheida. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo