Prefeitura muda linhas para atender Jardim União e Bom Retiro

Além dos guardas municipais, também policiais militares vão passar pelo curso "Qualidade no atendimento ao turista", coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo. O treinamento especial começa nesta quarta-feira (11) e será destinado aos PMs que atuam na área central e pontos turísticos da capital.

Inicialmente, 300 policiais serão capacitados, mas a intenção é que o curso seja estendido para mais 200 até o final deste ano. Entre março e abril, passaram pelo mesmo curso 280 guardas municipais que atuam na área central da cidade.

A capacitação dos policiais militares se estenderá até o final de julho. Ao todo, serão 11 turmas, cada uma delas com dois dias de atividade, com uma carga horária de oito horas.

No primeiro dia os participantes recebem informações teóricas e no segundo fazem um passeio pela Linha Turismo, jardineira que percorre pontos turísticos de Curitiba. As aulas teóricas vão acontecer em locais diferentes. As duas primeiras turmas farão a capacitação no Instituto de Educação.

"Queremos que os policiais que trabalham no centro, parques e praças da cidade se tornem agentes de informações turísticas. Com a capacitação, além de receberem bem, os policiais estarão aptos a informar corretamente como o turista pode localizar nossas atrações", diz Luiz de Carvalho, secretário municipal de Turismo.

Durante a capacitação, os participantes recebem informações sobre o turismo em Curitiba, como número de visitantes na cidade e de onde eles vêm, e sobre quais são os atrativos de Curitiba e onde eles estão localizados. Os policiais também conhecerão os serviços de apoio aos turistas existentes na cidade.

A Prefeitura vai alterar o itinerário de duas linhas de ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT) para atender as regiões do Bom Retiro e do Uberaba. O trajeto da linha troncal Cabral-Osório vai incluir algumas ruas do Bom Retiro a partir deste sábado (14). O caminho do alimentador Vila Reno será modificado a partir do dia 20 para atender aos moradores do Jardim União, no Uberaba.

Para os moradores do Bom Retiro, a boa notícia é que o ônibus Cabral-Osório vai permitir a integração no terminal do Cabral, onde o passageiro poderá pegar outros ônibus sem pagar mais uma passagem. A medida não vai beneficiar apenas quem mora no bairro, mas quem utiliza os serviços e o comércio da região. A rua Nilo Peçanha – uma das que será incluída no novo trajeto do ônibus – concentra clínicas, médicas, hospitais, escolas, supermercados e uma das sedes do grupo Educacional Opet, que atende 2,2 mil alunos com cursos de ensino superior.

Com a mudança, a linha Cabral-Osório deixará de passar pela avenida Cândido de Abreu, mas quem vem da região norte da cidade tem outras opções para chegar ao Centro Cívico, como os ligeirinhos Inter 2, Colombo-CIC e Santa Cândida-Pinheirinho.

No Jardim União, a passagem da linha Vila Reno faz parte dos planos do prefeito Beto Richa de levar infra-estrutura urbana aos moradores. A vila está em processo de regularização fundiária, e começou a ser ocupada em outubro de 1998. É uma das áreas que compõe o bolsão Audi/União – um aglomerado de seis vilas que formam a maior e mais complexa área de invasão de Curitiba.

O alimentador Vila Reno, que sai do terminal do Centenário, hoje tem seu ponto final na rua Vicente de Cristo, no Uberaba, ainda longe no Jardim União. Com a modificação do itinerário, o ônibus também vai passar pelas ruas Odinir Pissenha e Progresso, dentro da comunidade. A partir do próximo dia 20, os moradores vão ter uma linha perto de casa que permitirá a ligação com o resto da cidade através da Rede Integrada de Transporte (RIT).

Confira o novo itinerário da linha troncal Cabral-Osório:

Terminal do Cabral – Rua dos Funcionários – Eça de Queiroz – Brasílio Moura – Carlos Augusto Cornelsen – Nilo Peçanha – Trajano Reis – Alameda Dr. Muricy (Praça Osório) – Cândido Lopes – Carlos de Carvalho – Visconde de Nacar – Alameda Cabral – Cruz Machado – Praça Tiradentes – Barão do Serro Azul – Travessa Nestor de Castro – Rosário – Duque de Caxias – Inácio Lustosa – Trajano Reis – Nilo Peçanha – Carlos Augusto Cornelsen – Brasílio Moura – Eça de Queiroz – Rua dos Funcionários – Terminal do Cabral

Voltar ao topo