Prefeitura investe R$ 5,6 milhões para melhorar a iluminação da cidade

A Prefeitura vai investir neste ano R$ 5,6 milhões na melhoria e ampliação da rede de iluminação da cidade. O investimento, 15% maior do que o do ano passado, será feito em lâmpadas de maior eficiência luminosa, novos equipamentos, manutenção e ampliação da rede de iluminação.

Curitiba possui hoje quase 4,5 milhões de metros de rede para iluminação pública e 138 mil pontos de iluminação distribuídos entre áreas de lazer, áreas verdes, iluminação cênica e estrutura viária. "A meta é ampliar os pontos de iluminação em quase 15%", diz o diretor do Departamento de Iluminação Pública, Ivan Luiz Alves Martins.

A programação deste ano, afirma Martins, prevê a troca de lâmpadas e luminárias por outras mais eficientes, que possam economizar até 15% de energia elétrica, em função de melhor fluxo luminoso. A Secretaria Municipal de Obras Públicas, afirma Martins, já começou a implantar equipamentos mais modernos na cidade.

Um exemplo deste trabalho acontece na Rua Gabriel Frecceiro de Miranda, no bairro do Xaxim. Foram instalados 41 novos equipamentos de iluminação, com a mudança de luminárias, reatores e relés, cuja vida útil é maior que os equipamentos tradicionais. O diretor de Iluminação Pública explica que essas luminárias têm melhor isolamento não acumulando a água e partículas sólidas, garantindo menor custos na manutenção.

Ivan Martins diz que este tipo de luminária será adotada em outras ruas e em escolas municipais, proporcionando mais segurança e economia.

Voltar ao topo