Prefeitura entrega certidão negativa do IPTU pela internet

O contribuinte curitibano já pode retirar a certidão negativa do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) pela internet. Para isso, terá apenas de informar a indicação fiscal do imóvel e poderá imprimir o documento na hora.
Até agora a certidão só era emitida no prédio central da Prefeitura de Curitiba ou nas Ruas da Cidadania. Com a possibilidade de ter o documento pela internet, o atendimento nos balcões públicos deverá ficar 90% menor.

Todos os meses são emitidas, em média, 4 mil certidões negativas de IPTU. ?Dentro de pouco tempo esperamos atender na Prefeitura apenas 10% do total. Os demais deverão emitir o documento pela internet?, disse o consultor tributário da Secretaria de Finanças, Aristides Veiga.

A expectativa otimista é baseada nos resultados obtidos pela emissão do ITBI (Imposto de Transmissão sobre Bens Imóveis) pela internet, possível desde julho deste ano. De lá para cá os 29 cartórios da cidade emitiram 75% do total de 17.241 guias.

Antes, havia a necessidade de ir até a Prefeitura, onde um funcionário digitava o documento que ficava disponível na agência bancária instalada no prédio central três dias depois da solicitação.

Hoje, o tabelionato faz a declaração pela internet e pode tirar a guia para o pagamento na mesma hora e em qualquer banco. Quando o imóvel precisar de avaliação, o sistema informa o prazo que o engenheiro terá para fazê-la.

Voltar ao topo