Prefeitura e UFPR promovem o Dia do Carroceiro

A Prefeitura de Curitiba e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam neste sábado (03) a campanha Dia do Carroceiro. Das 8h às 17h, donos de cavalos carroceiros poderão levar os animais ao Hospital Veterinário da UFPR, Rua dos Funcionários, 1540, Juvevê. Lá, alunos, professores de Veterinária e técnicos da prefeitura vão fazer gratuitamente exames, coleta de sangue e fezes, administração de vermífugo e aplicação de carrapaticida.

Os exames e aplicação de produtos serão garantidos para os primeiros 100 cavalos que chegarem ao local. Será feito também um cadastramento, que terá dados dos donos dos animais, informações sobre as condições de trabalho dos animais, manejo sanitário e nutricional dos cavalos. A prefeitura estima que existam pelo menos 800 cavalos carroceiros somente na região urbana da cidade.

Os exames físicos nos cavalos previstos para sábado vão incluir freqüência cardíaca e respiratória, temperatura, estado corporal, grau de hidratação e aspecto dos cascos. Também serão coletadas amostras de sangue, para contagem do hematócrito e grau de desidratação; quantidade de proteínas no sangue e presença de processos inflamatórios (fibrinogênio).

Os técnicos ainda vão fazer a coleta de fezes, para exame parasitológico, como forma de prevenir doenças de saúde animal e pública, além da administração de uma dose de vermífugo oral e um banho com carrapaticida.

Os dados coletados no cadastramento de animais e proprietários serão analisados e vão servir de base para as próximas ações do Projeto Carroceiro. A idéia é identificar as estratégias que devem adotadas para prevenção de doenças, como leptospirose, febre maculosa e a doença de Lyme ou borreliose, as duas últimas transmitidas pelo carrapato do cavalo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.