Prefeitura de Londrina vai oferecer linhas de crédito para ONGs

A Prefeitura de Londrina, em parceria com a Casa do Empreendedor, lança na próxima quarta-feira (dia 22) projeto que beneficia organizações não-governamentais, instituições e associações que tenham por finalidade a geração de renda. O objetivo é oferecer linhas de crédito para essas entidades com juros reduzidos: 1,75% ao mês. O lançamento será no gabinete do prefeito Nedson Micheleti, às 10h.

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Gabriel Ribeiro de Campos, atualmente, a Casa do Empreendedor oferece créditos com juros de 3,98% ao mês. “A casa (do Empreendedor) é uma ONG criada com o objetivo de fomentar o empreendedorismo. Já impulsionou o surgimento de empresas de iniciativa privada e agora vai estender o apoio para as ONGs, associações e instituições”, relatou.

Campos disse que, para receber o benefício, os interessados deverão apresentar projeto, que passará por análise da prefeitura e da Casa do Empreendedor. “O pedido pode ou não ser aprovado pelos responsáveis pela avaliação”, acrescentou. Ele citou como exemplo o caso de entidades que apresentam perfil adequado para receber os recursos. “A ONG de coleta de lixo, dos artesãos ou o Consul (Conselho de Saúde da Região Sul) desenvolvem trabalho de geração de renda.”

Segundo o gerente financeiro da Casa do Empreendedor, Rubens Bento, o projeto vai oferecer plano especial a essas ONGs e entidades voltadas para geração de renda. “Não faremos consulta ao Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) ou Serasa para verificar se as associações têm algum débito”, informou.

Bento disse que a Casa do Empreendedor trabalha hoje com crédito máximo de R$ 10 mil para investimentos em máquinas e materiais e de R$ 5 mil para capital de giro. “Esses são os valores limites impostos pelo Banco Central desde 1997, quando foi implantada a casa. Provavelmente, os empréstimos não vão passar disso”, relatou. “O montante a ser liberado vai depender da capacidade de pagamento de cada entidade.”

O prazo para o pagamento dos créditos também será diferente do aplicado hoje às empresas privadas. São 18 meses para os empréstimos de investimento com 90 dias de carência, contra os 15 meses permitidos atualmente; e 12 meses para capital de giro mais 60 dias de carência, sendo que hoje é previsto o período de oito meses.

Bento acrescentou que o primeiro contato das entidades deverá ser feito na Codel, que vai encaminhar os pedidos para a Casa do Empreendedor. Em seguida, é feita a ficha socioeconômica dos solicitantes e demonstrado a eles como será o pagamento das parcelas.

Segundo Bento, 280 ONGs estão cadastradas no programa “Londrina 1.000 ONGs”, mas nem todas têm o perfil das entidades que serão beneficiadas pelo projeto. “Acredito que cerca de 30 ONGs tem por objetivo a geração de renda.”

A Casa do Empreendedor foi criada em 18 de novembro de 1997, sendo a terceira do país. “Só existia esse tipo de serviço em Porto Alegre e Santa Catarina”, disse Bento.

Voltar ao topo