Prefeitura de Curitiba vai ceder área de 10,6 mil m2 a sem-teto

A Prefeitura de Curitiba irá ceder uma área de 10,6 mil metros quadrados, distribuídos em duas quadras no futuro loteamento Moradias Sambaqui, no Sítio Cercado, para atender às famílias de sem-teto integrantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia. A medida faz parte de um acordo firmado na manhã de hoje entre representantes do movimento e do município.

A reunião ocorrida na sede da Cohab teve também a participação de integrantes do governo do Estado, das bancadas do governo e do PT na Câmara, CUT e Sindijus, e pôs fim a um impasse que dura quatro meses, desde a ocupação, em junho deste ano, de um prédio do antigo Banestado, na área central da cidade. A área cedida irá abrigar as 47 famílias que, segundo os sem-teto, participaram da ocupação e não têm para onde ir.

Conforme os termos do acordo, a Prefeitura se comprometeu a executar obras de abertura de ruas e demarcação das quadras no prazo de 15 dias, e o governo do Estado ficará responsável pela instalação das redes de água e energia elétrica no local. Técnicos do município e do Estado irão assessorar o movimento na elaboração de projeto para ocupação da área.

As duas quadras que irão abrigar as famílias estão localizadas na área que a Prefeitura reservou para a relocação de famílias em situação de risco na margem do Rio Iguaçu, nas vilas Audi e União. A área foi adquirida com recursos originários do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), repassados ao município por um convênio assinado em março e renovado em dezembro de 2002.

Voltar ao topo