Prefeitura de Curitiba revitaliza arborização da Vila Izabel

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está plantando 300 novas árvores nas ruas do bairro Vila Izabel. O plantio, que revitalizará a arborização do bairro, está sendo feito em locais próximos aos pontos onde estão exemplares da espécie acer, que sofreram processo de envelhecimento e que dentro de mais alguns anos precisarão ser retiradas. "Por isso, o trabalho é feito de forma intercalada", diz o diretor de produção vegetal, Edélcio Marques dos Reis, ao explicar que as árvores desvitalizadas sofreram perfurações nos galhos e alta infestação de ervas de passarinho.

"Plantando as novas mudas próximo das árvores que terão que ser retirados dentro de um ou a cinco anos, teremos uma arborização ainda jovem, capaz de produzir sombra, flores e frutos", completa o técnico.

O trabalho, que começou no início da semana, deve ser concluído em até dez dias, se o tempo estiver bom. Serão plantados 177 dedaleiros e 123 cerejeiras do Japão, cultivados nos viveiros da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para esta finalidade. As mudas que estão sendo plantadas têm mais de dois metros de altura.

Entre as vantagens da substituição estão o ciclo de vida destas árvores e a sua manutenção. A acer, espécie que está sendo substituída, tem ciclo menor e exige mais manutenção do que os dedaleiros e cerejeiras do Japão. Além do plantio das novas árvores será feita a poda de outras para o controle da erva de passarinho.

Voltar ao topo