A Prefeitura de Curitiba recolhe, todos os meses, cerca de cinco toneladas de lixo dos rios da cidade. A ação é realizada pelo departamento de Saneamento da Secretaria Municipal de Obras Públicas que mantém um trabalho permanente de prevenção de alagamentos, o que inclui a roçada e a retirada da vegetação não nativa das margens dos rios.

O trabalho preventivo também inclui a manutenção das galerias de águas pluviais e a limpeza das caixas de captação das ruas, as chamadas “bocas-de-lobo” ou bueiros, por onde escorre a água da chuva. No ano passado, mais de 1.200 caixas de captação foram limpas e recuperadas.

Todos os dias, a Prefeitura atende à média de 20 solicitações de moradores de todas as regiões da cidade que telefonam para a central de atendimento 156 para avisar sobre o entupimento de bueiros ou denunciar a poluição de rios.

Segundo o diretor do departamento de Saneamento, o engenheiro Gilmar Roloff, é importante que a população tenha consciência ambiental e colabore com a cidade. “Varrer a calçada e despejar o material nos bueiros provoca entupimento”, disse Gilmar.

O correto, segundo o engenheiro, é que a sujeira e as folhas de árvores sejam recolhidas e depositadas no lixo. No caso dos rios o problema é ainda mais grave. “Entulhos jogados na água vão parar nas margens sobrecarregando a rede de drenagem, poluindo os rios e provocando inundações ocasionais”, explica Gilmar.

continua após a publicidade

continua após a publicidade