Prefeitura de Curitiba moderniza conservação de acervo do Arquivo Público

O secretário municipal da Administração, José Richa Filho, e a diretora do Arquivo Público Municipal, Maria do Carmo Cattani, participaram nesta quinta-feira (6) de encontro com profissionais da área de diversas cidades paranaenses. O seminário, no Arquivo Público Estadual, teve como pauta principal a discussão de medidas que garantam a proteção de arquivos e documentos oficiais.

Destacando que Curitiba agora é a Cidade do Conhecimento, Richa Filho disse que a modernidade chegou com a digitalização documental, eliminando velhos arquivos que guardavam papéis empoeirados e mal conservados.

"Com a implantação da chamada Gestão Documental, o que estava armazenado embolorando nos porões, agora é identificado, classificado e sistematizado. São procedimentos que agilizam e melhoram a disponibilidade de informações aos munícipes", explicou o secretário.

A atualização de dados envolve o levantamento de milhares de documentos como guias azuis ou amarelas, plantas de edificações ou alvarás expedidos pela prefeitura nas últimas décadas.

Durante palestra técnica, Maria do Carmo disse que o objetivo é a implantação de um Sistema Único de Protocolo em todas as secretarias municipais. "O protocolo é o primeiro passo para que um documento ganhe vida e seja preservado pelo tempo que for necessário, conforme procedimentos internacionais", afirmou.

Voltar ao topo