Prefeitos participam de Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Mais de 3 mil prefeitos devem participar até quinta-feira (27) da 9ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A abertura oficial do evento está prevista para hoje, às 11 horas, no Hotel Blue Tree Park. Participam os ministros da Educação, Fernando Haddad, do Meio Ambiente, Marina Silva, da Cultura, Gilberto Gil, e de Minas e Energia, Silas Rondeau, Também é esperada a presença dos presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros.

Na edição deste ano da marcha, os prefeitos buscam novos caminhos para um pacto federativo mais solidário, a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), e a divisão mais eqüitativa de impostos arrecadados nos três níveis de governo.

Na programação de hoje à tarde, representantes de prefeituras, parlamentares e autoridades governamentais debatem questões sobre o Fundeb ? a partir das 16 horas ? tendo como conferencista o ministro da Educação, Fernando Haddad. No fim do dia, os prefeitos seguem para o Congresso Nacional, onde se reunirão com deputados e senadores de seus estados.

Promovida pela Confederação Nacional dos Municípios, a marcha vem sendo realizada desde 1998. Naquele ano, os prefeitos defenderam a renegociação das dívidas municipais e o aumento do FPM, entre outras questões. Em 2006, ocorrerão também encontros paralelos de secretários municipais de Agricultura, de assessores de imprensa e de contadores públicos municipais. Os três eventos serão realizados amanhã (26). No mesmo dia, vereadores de todo o país também participam de um encontro nacional, cujo objetivo é discutir a participação do Legislativo municipal nas ações reivindicatórias dos municípios brasileiros.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.