Prefeitos do Norte Pioneiro discutem parcerias com o governo

O governador em exercício Hermas Brandão reuniu-se com 26 prefeitos da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), nesta segunda-feira (18), no Palácio Iguaçu. Durante a reunião, os prefeitos falaram sobre a importância das parcerias com o Estado e fizeram algumas reivindicações. ?O governo do Estado, atualmente, elabora o orçamento do próximo ano e está ouvindo todo o interior. Dessa forma, teremos condições de atender as reivindicações dos prefeitos e, assim, do povo do Paraná?, explicou Hermas.

Para o prefeito de Siqueira Campos, Luiz Antonio Liechocki, o seu município mantém parceria com o governo. ?Nós temos uma área forte que é industrialização do município, com empresas de peça de motos (a maior da América Latina) e confecção, como jeans, mas nós queremos fazer parcerias para que possamos cada vez mais fortalecer a nossa economia?, contou ele.

Segundo Liechocki, algumas medidas, como a dilação do prazo para o pagamento do ICMS no Norte Pioneiro e a redução e até isenção desse imposto às pequenas e micro indústrias fortaleceu muito o trabalho na região. ?Com as medidas fiscais, pudemos ser mais competitivos e atrair mais indústrias, também com a recuperação da PR-092, uma estrada que estava muito ruim e, agora, está quase totalmente recuperada. Isso ajudou muito o Norte Pioneiro, principalmente Siqueira Campos?, destacou. Além disso, o prefeito lembrou dos programas sociais como a Luz Fraterna, Tarifa Social da Água e Leite das Crianças e uma parceria com o Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e incentivos fiscais, para implantar uma indústria robótica, com tecnologia de ponta.

O prefeito de Figueira, Geraldo Garcia Molina, também concorda que o governo do Estado está oferecendo muitos incentivos às prefeituras. ?Temos conseguido ambulâncias, construção de escolas, convênios que estavam parados e foram reativados, estamos trabalhando em creches, enfim, o Governo tem dado todo o apoio para as prefeituras, principalmente para a minha, que é pequena e depende diretamente da ajuda do governo do Estado?, declarou.

Universidade

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, se mostrou otimista quanto à sanção da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). ?Essa universidade é um sonho de 26 anos, do Norte Pioneiro. Ela vai ampliar não só a área da educação, mas principalmente a pesquisa e extensão, alterando positivamente a sociedade e a economia da nossa região?, afirmou. A prefeita também citou investimentos na Sanepar, doação de veículos e a construção da escola municipal que será inaugurada no dia 27, entre obras realizadas pelo Governo do Estado na região.

Além dos prefeitos da Amunorpi, também estavam presentes o chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e o vice-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci.

Voltar ao topo