Pré-vestibular gratuito começa com 130 participantes

Os 130 inscritos para o curso pré-vestibular à distância, promovido pela Prefeitura de Curitiba, começaram a freqüentar as aulas nesta semana. São duas turmas, uma na escola municipal Durival Britto e Silva (no bairro Cajuru), com 70 participantes, a outra na escola Maria do Carmo Martins (CIC), com 60 pessoas.

O material didático do curso é fornecido pela Educon, instituição especializada em ensino à distância, que faz parte do programa Comunidade Escola. As aulas são gravadas em DVD e apresentadas por professores de Curitiba com experiência média de 24 anos em cursinhos pré-vestibular. No total, são 330 horas-aula. Além das matérias que fazem parte do currículo exigido pelas universidades, um módulo que contempla noções de gerenciamento, contabilidade e secretariado.

Foram inscritos tanto jovens como adultos, preferencialmente quem cursou a rede pública de ensino. Entre eles, o auxiliar de laboratório, Ademir Nascimento, que viu no curso a chance de entrar na faculdade. "Estou muito feliz por essa chance que a prefeitura está oferecendo às pessoas que não podem pagar um cursinho. Quero me dedicar bastante aos estudos, para chegar logo à faculdade", disse ele.

A jovem, Aline da Costa Ribeiro, também encontrou no Comunidade Escola a oportunidade para continuar os estudos e garantir uma profissão. "Se não fosse essa oportunidade de fazer um cursinho gratuito, eu não teria condições de pagar por um e não poderia realizar o meu sonho que é me formar", comenta ela.

O material é fornecido pela Assembléia Legislativa, por meio de convênio com a Educon. Como o curso não é presencial, a contrapartida do município é o local para o curso, com televisor ou telão, para os alunos assistirem às aulas.

Voltar ao topo