Nesta quinta-feira (dia 23/2), encerra-se o prazo para que os proprietários de veículos no Paraná paguem o IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) em parcela única, com 15% de desconto. Na avaliação do vice-presidente de finanças do Instituto Brasileiro de Finanças do Paraná (Ibef/PR), Luiz Afonso Cerqueira, vale a pena optar por esta forma de pagamento e aproveitar a redução. ?Quem tem dinheiro em caixa e poupou o seu 13° salário deve pagar tudo de uma vez. O contribuinte precisa valorizar a tranqüilidade e segurança de não ter mais essa dívida ao longo do ano e aproveitar um desconto que nenhuma aplicação de baixo risco pode trazer como rendimento?, ensina.

continua após a publicidade

Ele acrescenta que, mesmo sendo necessário resgatar aplicações existentes em poupança ou fundos de investimento, por exemplo, continua sendo mais vantajoso aproveitar o desconto. Mas, alerta que nunca devem ser feitos empréstimo ou uso do cheque especial para pagar impostos, pois o custo desses serviços bancários é muito alto.

Para quem perder o prazo do pagamento com 15% de desconto, outra possibilidade é quitar o imposto em março, com 5% de abatimento. Apesar do desconto ser menor, a opção continua sendo melhor para o bolso do consumidor. ?O pagamento parcelado só compensa quando a pessoa não tem mesmo condições de pagar à vista?, explica Cerqueira. O parcelamento ainda traz o risco que o contribuinte perca os prazos e tenha de arcar com multas e juros, que irão dificultar ainda mais o pagamento da dívida.

continua após a publicidade