Prazo de cadastro para venda de EstaR termina na segunda-feira

Termina na segunda-feira (9) o prazo para que comerciantes interessados em vender cartões do Estacionamento Regulamentado (EstaR) façam cadastro pela central telefônica 156, que funciona 24 horas por dia, inclusive no fim de semana. A Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa da Prefeitura de Curitiba que gerencia o trânsito e o transporte público da cidade, abriu o cadastramento no dia 18 de agosto.

Os comerciantes que têm lojas térreas nas ruas com o Estacionamento Regulamentado poderão comprar os cartões e talões na Urbs com desconto de 5%, e fazer a venda aos motoristas pelo valor normal (R$ 0,75 por folha).

Para fazer o cadastro, é preciso informar os dados do estabelecimento comercial e do proprietário. Depois de confirmado o cadastro, a Urbs enviará uma convocação para apresentação dos seguintes documentos: fotocópia do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável, fotocópia do alvará, certidão de débitos federais e dívida ativa da União (fornecida pela Secretaria da Receita Federal) e certidão negativa de débitos da Seguridade Social e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Os agentes do EstaR distribuirão folhetos aos comerciantes com informações sobre o cadastramento. O objetivo da Urbs é concentrar as vendas nos pontos comerciais. A mudança vai facilitar o trabalho dos agentes, que terão mais tempo para controlar a rotatividade nas vagas de EstaR, e também dos motoristas, que terão um grande número de pontos de venda à disposição.

O sistema de estacionamento regulamentado foi criado em 1971 para garantir a rotatividade nas vagas de estacionamento na região central. Também foi adotado em bairros de grande movimento, como a região da Praça da Ucrânia, na avenida Padre Anchieta, no Bigorrilho, e na avenida República Argentina, na altura da igreja do Portão, num total de 6,3 mil vagas.

Voltar ao topo