Pratini diz que é cedo para se pronunciar sobre o fast track

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pratini de Moraes, deu hoje a seguinte declaração sobre a aprovação, pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, da Autoridade para Promoção Comercial (TPA ou fast track), que permite ao Executivo negociar novos acordos comerciais, entre eles o Acordo de Livre Comércio das Américas (Alca):

?Ainda é cedo para um pronunciamento sobre a aprovação da TPA na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. É preciso ver a redação final após a aprovação pelo Senado americano. De qualquer forma, não se espera nada mais do que a reafirmação das posições recentes dos EUA em matéria de negociações comerciais, em particular as agrícolas.

Temos um árduo caminho a percorrer no qual sairemos bem se atuarmos com muita firmeza, opiniões claras, fazer o dever de casa e lutar com muito vigor pelos interesses do Brasil no comércio exterior.

É importante lembrar que o Brasil tem hoje o maior saldo da Balança do Agronegócio do mundo e que somos líderes de produção e produtividade em número crescente de produtos, e que nosso país tem cerca de 90 milhões de hectares livres para plantar. Além disso, o agronegócio emprega 27% da População Economicamente Ativa (PEA)?.

Voltar ao topo