PR terá quatro novas unidades de internação para jovens infratores

O Paraná deve começar o mês de agosto com uma redução de 70% no déficit de vagas no sistema de atendimento ao adolescente infrator. É que quatro novas unidades de internação serão abertas ainda em julho, o que disponibilizará 140 vagas. “Além de ampliar o número de vagas disponíveis, as novas unidades também contribuem para a descentralização do sistema, o que permite que os jovens cumpram o período de internação mais próximos das famílias”, explica José Wilson de Souza, presidente-diretor do Instituto de Ação Social do Paraná (IASP), órgão responsável pelo sistema de atendimento ao adolescente infrator.

A previsão do IASP é de que as quatro novas Unidades de Internação para adolescentes infratores estarão funcionando na segunda quinzena de julho. As unidades já estão prontas e que os agentes estão sendo capacitados, desde o começo do mês, para atender os internos. Das quatro novas casas, a de internação será em Londrina e as três de internação provisória serão instaladas em Santo Antônio da Platina, Umuarama e Fazenda Rio Grande. “A abertura nas unidades irá ajudar a retirar das delegacias os adolescentes”, diz José Wilson. Segundo ele, o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a reclusão de menores de 18 anos em delegacias comuns, mas a superlotação nas unidades apropriadas acaba gerando essa prática irregular.

“As quatro novas unidades receberão um total de 140 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, o que é a demanda de adolescentes que se encontram, hoje, em delegacias, pela falta de um lugar adequado”, explica. “A nossa intenção é tirar esses adolescentes o mais rápido possível das delegacias, porque lá não é lugar para elas”, afirma o secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social, padre Roque Zimmermann, cuja pasta é responsável pelo IASP.

O secretário ainda garante que até o final do ano outras quatro novas unidades descentralizadas entram em funcionamento nos municípios de Cascavel, Maringá, Guarapuava e Ponta Grossa. A previsão é que elas atendam cerca de 560 adolescentes.

Voltar ao topo